Não importa o meio de transporte, seja por água (aquaviário), terra (Rodoviário), ou ar, sempre que mercadorias transitarem entre fornecedor e comprador, e a movimentação é realizada por transportadoras terceirizadas, o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) deve ser emitido. Esse documento serve para identificar o remetente e o destinatário da carga, assim como o trajeto que está sendo realizado.
- Imagine um caminhão que deverá transportar uma carga de refrigeradores e fará a entrega em uma única loja. Nesse caso, deverá existir um conhecimento de transporte eletrônico, identificando a mercadoria.
- Agora, digamos que esse caminhão fará diversas entregas. Parte da carga ficará em uma loja, outra parte em outra, e assim por diante. Essa situação exigirá a existência de um CT-e para cada destinatário.
Nos postos de fiscalização pode ser exigida a conferência da carga, e por isso, os fiscais solicitam os CT-e envolvidos, consultando os registros na Sefaz Online (Secretaria da Fazenda), para fazer a conferência com a mercadoria existente.
Quando o transporte for de uma UF (estado) para o outra(o) (interestadual) surge o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais). Esse documento serve como um agrupador dos diversos conhecimentos de transporte (CT-e) relacionados a determinada carga em trânsito, e dispensa a apresentação destes. No transporte interestadual, o MDF-e é exigido, inclusive, para movimentação de cargas próprias. Além disso, as cargas fracionadas, que têm mais de uma nota por percurso, também precisam do documento eletrônico.
- Se o caminhão citado acima, fizer diversas entregas em Estados diferentes, em caso de fiscalização, não será necessária a conferência de diversos documentos CT-e. Basta consultar o MDF-e registrado na Sefaz e fazer a validação dos conhecimentos de transporte que ele contempla.
Em resumo:
Em que momento você deverá utilizar o CT-e e MDF-e:
- Emitir o CT-e para cada destinatário dentro e fora do estado;
- Utilizar MDF-e quando o destino da mercadoria for enviado para outro ou vários estados;
- O MDF-e agrupa todos os CT-es emitidos.
Como você pode emitir MDF-e?
A PowerSystem-TI agora possui um novo módulo para emissão do MDF-e integrado ao Venus que funciona de forma bem semelhante à solução de CT-e com a vantagem:
** Você emite o manifesto eletrônico (MDF-e) em menos de 1 minuto! Você importa os CTes ou NFes através da chave de acesso ou arquivo XML deixando assim o processo de emissão muito mais rápido e simples.
Mande uma mensagem pelo chat agora mesmo!