O controle de estoque é extremamente importante para uma empresa, pois evita que sejam desperdiçados materiais e dinheiro, por isso, mostraremos aqui, como uma planilha de controle de estoque poderá ser eficaz para a gestão de sua empresa.
Através de uma planilha, é possível entender quais são os materiais que estão com o vencimento próximo e quais são os materiais que necessitam de reposição, dessa forma, você comprará apenas o necessário para manter o estoque em dia.
O que é uma planilha de controle de estoque?
Se você deseja manter os produtos na mais perfeita ordem, o uso de planilhas é primordial, se a empresa realiza uma excelente gestão de estoque, esta gestão poderá ajudar no armazenamento e distribuição de mercadorias para parceiros e clientes.
Em muitos sistemas de gestão modernos, possuem a planilha automatizada, ou seja, para acessá-la apenas é necessário utilizar o usuário e senha. Também é possível baixar a planilha, para utilizá-la manualmente, esta ferramenta tem a função de registrar as movimentações de entrada e saída de mercadorias.
Você poderá colocar informações sobre: dados do produto, valor, data que foi incluído na planilha, além de dados do fornecedor, na venda também é possível incluir informações de seus clientes, para saber por exemplo, quais os produtos que eles mais costumam comprar em seu estabelecimento.
Por que o controle de estoque é fundamental para uma empresa?
O controle é uma ferramenta fundamental para garantir a saúde financeira de uma empresa, a planilha de controle de estoque permite uma administração completa de uma empresa, facilitando com isso, a tomada de decisão.
Se não houver um controle eficaz, o grande fluxo de informação poderá confundir os gestores e os funcionários das empresas, através do controle você obtém informações importantes para o seu negócio de maneira fácil, rápida e descomplicada.
Com a ajuda da planilha, o setor financeiro é capaz de calcular o capital de giro com maior exatidão, evitando erros que poderiam ser fatais para uma empresa. Com este controle, você também poderá realizar campanhas sazonais com os produtos que são mais vendidos.
Como é realizado este controle?
Se os seus produtos já estão devidamente organizados, por categorias, tipos, etc, é hora de registrá-los em um sistema que permite a automatização de planilhas, para evitar atrasos na entrega, você poderá colocar a retirada de produtos.
Caso a sua empresa lida com muitos produtos e clientes, você também poderá contratar um estoquista que saiba utilizar sistemas ERP, este profissional é primordial, pois ajuda a controlar a movimentação de produtos na empresa, eles também fazem registro de entradas e saídas, dessa forma, o inventário estará sempre atual.
Tendo uma rotina de registros, a empresa consegue descobrir a quantidade de produtos que estão em seu estoque, evitando com isso, prejuízos financeiros.
Veja 5 dicas para melhorar o controle de estoque na sua empresa:
Principais vantagens de uma planilha para o estoque de uma empresa
Ajuda a reduzir custos, facilita a comunicação entre diversos setores de uma empresa, incluindo marketing, vendas e financeiro, além disso, hoje em dia, já existem muitas planilhas incluídas em um sistema de gestão, podendo ser baixadas a qualquer momento para uma possível consulta.
Abaixo mostraremos mais alguns benefícios que a planilha de controle de estoque poderá proporcionar para a sua empresa:
● Ajuda a diminuir prejuízos;
● Permite um controle eficaz do inventário;
● Oferece relatórios gerenciais completos;
● Facilita a integração entre vários setores da empresa;
● Otimiza a tomada de decisão.
Se os detalhes estão bem colocados na planilha, os funcionários poderão consultá-los sempre que houver necessidade.
Métodos de estoque mais comuns
Além de aprender a utilizar a planilha de controle de estoque, é necessário saber que existem vários métodos para controlá-lo, confira abaixo alguns desses métodos:
1º PEPS
Neste modelo de gerenciamento, as mercadorias mais antigas deverão ser oferecidas para venda primeiro, dessa forma, a empresa consegue evitar que os produtos se tornem obsoletos, este é um dos métodos mais utilizados atualmente.
2º UEPS
Traduzido do inglês, quer dizer “último a entrar, primeiro a sair”, se a sua empresa lida com produtos perecíveis, este tipo de controle não é indicado, os produtos perecíveis necessitam de um controle ainda mais elaborados, já que é necessário trabalhar com prazos para evitar perdas.
3º Custo médio
Podemos chamá-lo de Média Ponderada Móvel, para descobrir esta média é necessário somar os valores dos produtos antigos e depois dividi-los pela quantidade total de itens que o estoque apresenta, se os valores de seu estoque não são alterados constantemente, sua empresa poderá utilizar este controle.
Para evitar sub ou super avaliações, também é necessário acrescentar outras formas de controles adicionais, com o objetivo de evitar transtornos e prejuízos.
4º Just in time
Quando traduzimos do inglês, significa “no momento exato”, se o objetivo final da empresa é de reduzir custos, este modelo de controle de estoque é o mais indicado, por estar em um menor nível, é necessário que os gestores realizem um controle extremamente rigoroso.
5º Curva ABC
Segue os 3 pilares fundamentais para garantir maior eficácia no controle de estoque, que são: giro, o faturamento e a lucratividade, neste método os estoques são categorizados da seguinte forma:
● Item de tipo A;
● Item de tipo B;
● Item de tipo C.
A realização de inventários é uma das boas práticas para manter o controle de estoque sempre em dia, mantenha as informações importantes em destaque, tenha cuidado com custos e receitas.
Utilize um único sistema de gestão
Para facilitar o acesso a dados, tenha um sistema de gestão completo que permite a dar entrada de produtos no estoque apenas digitando o XML da nota, dessa forma, você será capaz de minimizar erros, fazer o acompanhamento da movimentação de seu estoque, ter melhor controle dos insumos, etc.
Teste gratuitamente o melhor sistema para controlar o estoque da sua empresa.
Você poderá utilizar a planilha de controle de estoque aliado a um sistema de ERP que permite integrar informações entre vários setores de uma empresa, nossa empresa oferece os seguintes benefícios através de nossos sistemas:
● Atendimento ágil;
● Soluções customizadas;
● Eficiência.
Também temos parcerias como iFood, Pagseguro, Mercado Pago, Neemo Delivery, Banco do Brasil e Flexy, atendemos empresas de vários tamanhos e segmentos, conheça nossas soluções ou baixe sua planilha e otimize o controle de estoque de sua empresa agora mesmo.