Com o rápido avanço e a gravidade do coronavírus pelo mundo, muitos governos tem tomado medidas drásticas (porém, importantes) que acabam impactando todos os setores da economia.
A forte queda no volume de vendas tem causado grandes prejuízos na economia global, e quem mais sofre com essa situação são os empreendedores individuais, além das pequenas e médias empresas.
Com isso, resolvemos criar esse post com algumas dicas que podem ajudar esses negócios a sofrerem menos com essa crise.
Dica 1: Refaça o Planejamento:
Com a baixa nas vendas, tanto suas receitas quanto suas despesas terão alterações.
Portanto, busque fazer um levantamento de todas as despesas dos próximos meses para calcular quanto precisará faturar para cobrir as suas despesas.
Dica 2: Antecipação de férias:
Antecipe as férias daqueles funcionários que acabaram ficando sem função.
Com isso, você estará utilizando uma estratégia inteligente, para a gestão da sua empresa e também para evitar o contágio entre os funcionários.
Dica 3: Negociação com Fornecedores:
Com o faturamento prejudicado, você vai precisar negociar com os seus fornecedores, buscando um prazo maior para fazer o pagamento e assim ter mais tempo para vender essa mercadoria e aliviar o caixa da empresa.
Dica 4: Diminuir os custos:
Procure verificar os relatórios e planilhas e ver quais as “gorduras” que podem ser cortadas para o momento, analisando bem sempre descobrirá despesas desnecessárias que podem ser cortadas.
Dica 5: Aderir a Plataforma de Vendas Online:
Se seu negócio ainda não está disponível em plataformas de vendas online, esse é o momento ideal para tomar essa atitude. Há plataformas como o iFood e Uber eats para de Delivery Food, e também a plataformas como o Rappi, que faz Delivery para qualquer tipo de negócios.
Dica 6: Uso de Mídias Sociais:
Já que a circulação de pessoas diminui muito, busque alternativas para chegar até o seu cliente. A dica (econômica) é você criar uma página para a sua empresa nas principais mídias sociais (facebook, instagram e twitter) para interagir com o seu público.
Caso queira sofisticar mais, você pode criar campanhas de marketing através do facebook e google ads para lançar promoções e disponibilizar a vendas para os seus clientes.